SEGURANÇA E CONFIABILIDADE
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É POSSÍVEL ALCANÇAR A FALHA ZERO!

CONFIABILIDADE - TEMA 02
É POSSÍVEL ALCANÇAR A
“FALHA ZERO”
 

“SE VOCÊ PENSA QUE NÃO PODE, PROVAVELMENTE VOCÊ ESTÁ CERTO.

SE VOCÊ PENSA QUE PODE, PROVAVELMENTE VOCÊ ESTÁ CERTO.”
(Autor desconhecido)

 

  • “ACIDENTE ZERO” ERA CONSIDERADO IMPOSSÍVEL OU, PELO MENOS UTÓPICO.
  • HOJE, VEMOS ORGANIZAÇÕES COM GRAU DE RISCO ELEVADO ALCANÇAREM O “ACIDENTE ZERO”.
POR QUE NÃO ALCANÇAR, ENTÃO, A
“FALHA ZERO”
?

Se analisarmos o conceito de confiabilidade sob a ótica geral, podemos fazer uma associação das falhas das máquinas, equipamentos e instalações com os acidentes. Ou seja, considerando o conceito de que acidente é toda ocorrência indesejável que gera perdas, sejam elas no processo, nos materiais, no meio ambiente ou lesões nas pessoas, podemos dizer, seguramente, que, quando agimos na prevenção de acidentes, estaremos agindo na prevenção de todos os tipos de perdas.

Voltando ao assunto já tratado anteriormente, em outro artigo, a Engenharia de Segurança do Trabalho fornece meios eficazes para a prevenção.
O problema é que, em inúmeras organizações, esses meios não são canalizados adequadamente e acabam por se tornarem formas de atendimento a requisitos legais apenas.
Vejamos o caso do PGR. Muitas organizações elaboram um plano maravilhoso sob o ponto de vista dos riscos de acidentes com pessoas, doenças profissionais e impactos ambientais.
Porém, se esquecem que a mesma ferramenta pode ser eficazmente utilizada na prevenção de qualquer tipo de perda, entre elas, as falhas.

Assim, quando falamos que FALHA ZERO É POSSÍVEL, queremos dizer que, mesmo que não consigamos isolar todas as causas das falhas, as causas remanescentes, não causando falhas que comprometam os resultados da organização, podemos dizer que conseguimos alcançar a FALHA ZERO.

Vamos a um exemplo bem simples:
Uma emissora de um telejornal identificou como um risco crítico, a queima de uma lâmpada no sistema de iluminação do estúdio.
Ao final da análise do risco, decidiu-se instalar uma lâmpada reserva ao lado da outra, com um sistema de sensores de iluminação que fazem com que a reserva entre em operação quando a iluminação do local estiver deficiente.
Com isto, a lâmpada pode falhar, que os telespectadores nem irão perceber a queda da iluminação.
Assim, se o processo não foi afetado, a falha zero foi alcançada.
 
Partindo deste exemplo, inúmeras soluções existem nos processos das organizações que podem ser implementadas para que se possa dizer que
 
ALCANÇAMOS A FALHA ZERO!